Sistematicamente, comunicamos em nutrição recorrendo a duas grandes correntes, a funcionalista e a estruturalista. De acordo com os grupos alvo que as diversas publicidades pretendem atingir, trabalha-se o marketing para despertar interesses nesses mesmos grupos.
A corrente funcionalista tem como princípios promover o consumo de um determinado produto, apelando para os benefícios que dele advém. Nesse sentido, o marketing promocional dos alimentos usa estratégias, quer no sentido de enfatizar o seu carácter nutricional, quer para avivar os seus benefícios na saúde e bem-estar. Um exemplo disso é o vídeo que apresentamos, que associa o chocolate a uma fonte rica em cálcio.
A corrente funcionalista tem como princípios promover o consumo de um determinado produto, apelando para os benefícios que dele advém. Nesse sentido, o marketing promocional dos alimentos usa estratégias, quer no sentido de enfatizar o seu carácter nutricional, quer para avivar os seus benefícios na saúde e bem-estar. Um exemplo disso é o vídeo que apresentamos, que associa o chocolate a uma fonte rica em cálcio.
Já na vertente estruturalista, os lados social e cultural dos alimentos são exacerbados em detrimento da sua qualidade nutricional.
Por fim, é importante evidenciar uma corrente que associa as duas apresentadas anteriormente, vulgarmente denominada de corrente mista. Figuras públicas associam a sua imagem a alimentos, publicitando-os.
Sem comentários:
Enviar um comentário