quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Alimentação pré-escolar

A alimentação infantil tem-se tornado uma preocupação de todos. É no pré-escolar que a grande maioria das crianças tem um primeiro contacto com a alimentação fora do seio familiar. Não só os pais se preocupam com a qualidade das refeições que aqui são disponibilizadas, como também educadores e auxiliares da acção educativa tencionam transmitir hábitos e práticas para uma vida saudável.
No seguimento desta problemática, surge o “Manual para alimentação saudável em jardins de infância” dirigido aos educadores de infância e todos os envolvidos directamente na preparação e fornecimento de alimentação às crianças. Aqui encontramos informação sobre a importância da educação alimentar e seus objectivos, alimentação saudável e nutrição, diferentes grupos de alimentos, necessidades nutricionais da criança em idade pré-escolar, distribuição das refeições, bem como regras de higiene na preparação dos alimentos.

Para consulta do manual: http://www.dgs.pt/upload/membro.id/ficheiros/i005536.pdf

4 comentários:

Ementa para Hoje disse...

É realmente um tema que dá muitas "dores de cabeça" aos pais e auxiliares. O nutricionista, mais que orientar para as melhores opçoes tem um papel preponderante, já que terá de realçar as vantagens e a importância de uma Alimentação saudável desde (arriscaria dizer..) in utero. Parabéns pelo blog!

vania disse...

Ola!
Não pude deixar de fazer um comment pk na realidade tenho conhecimento do que se passa, nao tanto a nivel do pre-escolar, mas mais a nivel da escola primaria e preparatoria. Infelizmente é assustador o numero de crianças obesas k encontramos nestes estabelecimentos de ensino. Mas a verdade é que os maus habitos alimentares partem, na maioria dos casos, do exemplo que estes jovens têm em casa. a escola como local propicio à formação e consciacialização dos poblemas da sociedade, tem um papel crucial neste sentido. desta forma, ao fazer xegar a mensagem aos mais pekenos, poderemos fazer com k esta xegue aos adultos e, kem sabe, mudar mentalidades.

Beijinho vania

carla disse...

Antes demais parabéns pelo blog!!Pois aborda temas muito interessantes e curiosos...

Sem dúvida que as praticas alimentares adequadas são importantes na infancia, pois tendem a se manter como bons hábitos...pois é aí que um dos papeis da escola,educar a criança para uma BOA ALIMENTAÇÃO!!


Continuaçao de bom trabalho...:)

Carla Fonseca*

carla disse...
Este comentário foi removido pelo autor.