sábado, 27 de outubro de 2007

Marketing alimentar associado a causas?!

Atentas à evolução do conceito de saúde que a população apresenta, as empresas que comercializam produtos alimentares adoptam hoje políticas de promoção dos mesmos que alertam para os benefícios que advêm de uma alimentaçao saudável.

Ao promoverem estilos de vida saudáveis, as empresas tiram grande proveito disso: a imagem que os consumidores têm dos seus produtos melhora, passando a incluir alguns deles no seu padrão alimentar. Há alguns que vão mais longe, e associam e incluem os produtos das mesmas empresas na sua alimentação, julgando que todos são saudáveis.

Para além da promoçao de hábitos alimentares, há empresas que alertam para outros problemas com o mesmo objectivo. A título de exemplo, apresentamos duas acções desenvolvidas pela McDonald's. Numa vemos a qualidade dos seus produtos enfatizada, noutra a empresa optou por demonstrar a sua preocupaçao por questões ambientais.

2 comentários:

Pedro Graça disse...

Entre a Mcdonald amiga do ambiente, de qualidade higio-sanitária irrepreensível e fornecedora de comida de fraca qualidade nutricional e a cantina da esquina poluidora mas oferecendo uma sopa maravilhosa...o que preferia

o sabor das palavras disse...

Actualmente consumir refeições fora de casa tornou-se um hábito cada vez mais frequente. Se são enumeras as opções de escolha com as quais nos debatemos, mais ainda são os determinantes que pesam em cada indivíduo na altura de optar.
Por certo que as questões ambientais serão dos determinantes que menos pesam na altura das decisões. Contudo, e dependendo da faixa etária a que nos referimos, um menu no McDonald´s que até é amigo do ambiente seria muito mais apreciado do que uma sopa no restaurante poluidor da esquina, por mais saudável que esta seja. Não é uma realidade que nos agrade, mas é a realidade com que nos debatemos.