quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Iniciativas da UE no âmbito da alimentação

Ao nível da União Europeia existe uma preocupação crescente com questões relacionadas com a saúde e o bem-estar de todos nós. Neste sentido, tem desenvolvido inúmeras iniciativas que culminam em projectos ambiciosos que abrangem diferentes áreas na promoção de hábitos de vida saudáveis. Deixamo-vos aqui alguns exemplos…

O projecto EURRECA destina-se a fazer uma recolha sistemática dos dados epidemiológicos existentes, relativamente à ingestão de micronutrientes pelos europeus, dando importância a grupos populacionais vulneráveis. Para além disso, propõe-se à recolha de novos dados para o desenvolvimento de novas recomendações nutricionais europeias.

Ao nível da segurança alimentar, o projecto SAVE FOODS foi concebido no sentido de estabelecer uma maior transparência em relação aos problemas que lhe estão associados.

O projecto HELENA foi concebido com o principal objectivo de melhorar os hábitos nutricionais e o estilo de vida dos adolescentes europeus. No que concerne aos mais novos, o programa IDEFICS pretende avaliar os riscos do excesso de peso e da obesidade nesta faixa etária, bem como todos os problemas que destes advêm a longo termo.

Sem comentários: